O CAMINHO!!

Um dia, um homem precisou atravessar a floresta virgem para voltar a sua casa. Sendo animal racional, abriu uma trilha tortuosa, cheia de curvas, subindo e descendo colinas... No dia seguinte, um menino que passava por ali, usou essa mesma trilha torta para atravessar a floresta. Depois foi a vez de um idoso, líder de uma empresa, que fez seus companheiros seguirem pela trilha torta. Mais tarde, as pessoas começaram a usar esse caminho : entravam e saíam, viravam à direita, à esquerda, abaixando-se, desviando-se de obstáculos, reclamando e praquejando, até com um pouco de razão... Mas não faziam nada para mudar a trilha. Depois de tanto uso, a trilha acabou virando uma estradinha onde os pobres homens se cansavam sob cargas pesadas, sendo obrigados a percorrer em três horas uma distância que poderia ser vencida em, no máximo, uma hora, caso a trilha não tivesse sido aberta . Muitos anos se passaram e a estradinha tornou-se a rua principal de um vilarejo, e posteriormente a avenida principal de uma cidade. Logo, a avenida transformou-se no centro de uma grande metrópole, e por ela passaram a transitar diariamente milhares de pessoas, seguindo a mesma trilha torta feita pelo home... centenas de anos antes... Os homens tem a tendência de seguir como cegos por trilhas feitas por pessoas inexperientes, e se esforçam de sol a sol a repetir o que os outros já fizeram. Contudo, a velha e sábia floresta ria daquelas pessoas que percorriam aquela trilha, como se fosse um caminho único... Sem se atrever a mudá-lo. Muitas vezes nos chamam de ousados, chatos, metidos, etc. pois temos ousado por caminhos novos, pois quando nos falam que devemos seguir aquele caminho pois todos estão indo por ali e não sentimos paz no coração, buscamos a resposta do alto, os conselhos de Deus e através Dele, por Ele e com Ele à nossa frente seguimos novos desafios,acredito que a educação passa por uma mudança,e esta mudança esta em cada um de nós. Paulo Coelho

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Plano de aula sobre geometria:(4º Ano)


Plano de aula sobre geometria:(4º Ano)
Objetivos:
 -Identificar diferentes formas de  figuras geométricas;
-Diferenciar figuras planas de figuras não planas;
-Construir objetos  a partir de figuras geométricas;

1º Momento: Vamos parar por um instante e pensar no mundo que nos cerca. Certamente, diremos que convivemos com inúmeros seres e objetos, como: animais, pessoas, móveis, utensílios, construções, etc. Para isso vamos realizar um passeio pelo pátio da nossa escola e observar  o formato das casas,o portão da nossa escola e a estrutura metálica que sustenta o telhado do ginásio da nossa escola,quais os formatos que eles tem,se são triângulos,quadriláteros...ou seja vamos estudar geometria.

2º Momento,a partir do desenho plano de uma casa mostrar aos alunos de como  formar uma casa tridimensional ,sendo que esta casa podemos perceber que é formada por diversas formas geométricas.Além da casa vamos fazer com canudinhos figuras geométricas ,triângulos,quadriláteros,pentágono,e com o papel mimeografado vamos montar os sólidos geométricos não planos como o cubo,as pirâmides,paralelepípedo,esfera,cone e cilindro.

3º Momento: registrar no caderno o texto  sobre geometria,principais conceitos.

4º Momento: atividades de fixação;

5º Momento: tarefa de casa, construir um brinquedo utilizando diferentes  figuras geométricas.

Avaliação: Avaliação será diagnóstica onde se levará em contas todas as fases da aula e a participação nas tarefas

Nenhum comentário:

Postar um comentário