O CAMINHO!!

Um dia, um homem precisou atravessar a floresta virgem para voltar a sua casa. Sendo animal racional, abriu uma trilha tortuosa, cheia de curvas, subindo e descendo colinas... No dia seguinte, um menino que passava por ali, usou essa mesma trilha torta para atravessar a floresta. Depois foi a vez de um idoso, líder de uma empresa, que fez seus companheiros seguirem pela trilha torta. Mais tarde, as pessoas começaram a usar esse caminho : entravam e saíam, viravam à direita, à esquerda, abaixando-se, desviando-se de obstáculos, reclamando e praquejando, até com um pouco de razão... Mas não faziam nada para mudar a trilha. Depois de tanto uso, a trilha acabou virando uma estradinha onde os pobres homens se cansavam sob cargas pesadas, sendo obrigados a percorrer em três horas uma distância que poderia ser vencida em, no máximo, uma hora, caso a trilha não tivesse sido aberta . Muitos anos se passaram e a estradinha tornou-se a rua principal de um vilarejo, e posteriormente a avenida principal de uma cidade. Logo, a avenida transformou-se no centro de uma grande metrópole, e por ela passaram a transitar diariamente milhares de pessoas, seguindo a mesma trilha torta feita pelo home... centenas de anos antes... Os homens tem a tendência de seguir como cegos por trilhas feitas por pessoas inexperientes, e se esforçam de sol a sol a repetir o que os outros já fizeram. Contudo, a velha e sábia floresta ria daquelas pessoas que percorriam aquela trilha, como se fosse um caminho único... Sem se atrever a mudá-lo. Muitas vezes nos chamam de ousados, chatos, metidos, etc. pois temos ousado por caminhos novos, pois quando nos falam que devemos seguir aquele caminho pois todos estão indo por ali e não sentimos paz no coração, buscamos a resposta do alto, os conselhos de Deus e através Dele, por Ele e com Ele à nossa frente seguimos novos desafios,acredito que a educação passa por uma mudança,e esta mudança esta em cada um de nós. Paulo Coelho

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Projeto Mercado Escolar



PROJETO  MERCADO ESCOLAR
 Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Meyer/Anta Gorda RS
Séries: 1º, 2º 3º anos
Professores envolvidos:
3º AnoProfª Taciane
2º Ano Profª Valdra ,
1º Ano profª Marilis.
1-    JUSTIFICATIVA:
O ensino da matemática nos anos iniciais deve ser trabalhada de forma prazerosa e significativa, e, é  nesse enfoque que o  projeto “Mercado escolar” nome este escolhido pelos alunos, tem a finalidade de proporcionar ações voltadas às dificuldades existentes no processo de ensino e aprendizagem da Matemática , sobretudo  no tocante à capacidade de calcular, criando um ambiente de trabalho que possibilite o conhecimento e a valorização da Matemática através de analise, compreensão, representação e transformação da realidade, através de um  trabalho  simulado no mercado.
Em nosso dia a dia nos deparamos com várias situações em que devemos fazer cálculos para resolver problemas do nosso cotidiano como por exemplo, fazer  as compras de casa, conferir o troco , realizar soma dos produtos, reconhecer rótulos para ver se estão dentro do prazo de validade entre outros. Desde uma simples compra no mercado precisamos ter noção de como calcular os preços, mesmo que seja cálculo mental.
           Tendo esta necessidade e observando que nossas crianças estão inseridas cada vez mais nesse meio, pois muitas vezes acompanham  os pais na ida ao mercado e até mesmo fazendo pequenas compras para a mãe, sentimos necessidade em orientá-los nesse projeto com uma proposta de trazer o mercadinho para o ambiente  de sala de aula, para que o aluno tenha o contato direto com as embalagens dos possíveis produtos comprados para sua casa. E que ele possa vivenciar experiências de cálculos fazendo comprinhas e pagando com dinheiro .


2-Objetivo Geral
Pretende-se   que os alunos tomem contato com as ideias matemáticas através da vivência de situações de compra em supermercado criado a partir de embalagens vazias, oportunizando assim, a construção do conhecimento e criando hábitos de consumo consciente. além disso, as etiquetas e embalagens são portadores de textos que cumprem a função de informar. Ser capaz de compreender esses textos é fundamental para o exercício da cidadania, contribuindo no processo de aquisição da escrita,

3-Objetivos específicos:

- Reconhecer o dinheiro do nosso país;
-Diferenciar tipos de textos como folhetos, embalagens e listas;
-Reconhecer a veracidade das  informações contidas nos rótulos dos produtos (ingredientes, data de validade e fabricação, peso, instruções de uso, composição, informação nutricional, etc);
- Saber da importância do dinheiro em nossa vida. Onde, quando, e como usamos;
- Realizar compras do supermercado simulado;
-Escrever textos apartir dos símbolos das cédulas do dinheiro;
-Pesquisar a vida dos animais contidas nas cédulas do dinheiro...

4- Conteúdos:
Leitura e Interpretação; Vocabulário; Produção de textos; Criação de slogans; Confecção de faixa; Escolha e eleição  do nome do mercado ;Desenhos e significado dos animais das cédulas do dinheiro; Animais em Extinção. Pesquisas de preços; Resolução de Problemas, Operações, Sistema Monetário Brasileiro(cédulas, moedas, reais, centavos, troco, pagamento, lucro, prejuízo...).

5- Etapas prevista de atividades
1-Apartir da História: A economia de Maria da autora: instigar os alunos sobre o Sistema monetário;

2-Os alunos deverão trazer de casa embalagens vazias dos produtos a serem vendidos no supermercado;

3-Eleição para escolha do nome do mercado

4-Montagem do supermercado colocando os produtos nos seus devidos lugares;

5-Levantamento dos preços realizados  pelos alunos;

6-Etiquetar os produtos com os preços;

7-Definição dos papéis(caixa e compradores)

8-Distribuir cédulas e moedas variadas para a compra e para os caixas;

9-Dia da brincadeira com simulação de compra e venda com dinheiro simbólico,realizando as operações matemáticas das compras com o uso da calculadora;

10- Socialização dos resultados da brincadeira ,comentários ,e registro envolvendo cálculos do sistema monetário.

11-Escrita de redação

12- Leitura ,interpretação e jogos   em sala de aula;

 6-Recursos a serem utilizados

- papel, lápis, cartolina, cola,tinta de tecido,TNT, etc
-Sulfit
-Calculadoras;
-Impressoras;
-Embalagens retornáveis e embalagens de plástico;
-Cédulas e Moedas fantasias;
-Folhetos de ofertas;
     
7-  Avaliação:
Será observado o interesse e a participação dos alunos nas atividades realizadas no decorrer das apresentações ,mercado ,compras e vendas; apresentação das pesquisas ,colaboração para o trabalho em grupo ,bem como avaliação escrita para verificar o reconhecimento das cédulas e moedas e resolução de problemas.

8-Considerações finais
      
A escola em seu papel de mentora dessa formação deve adequar à sua proposta pedagógica, elementos que explorem esta realidade, como o mercadinho. Com a atividade do Mercadinho,as crianças tiveram a oportunidade de realizar compras,vendas,e trocas de moedas,cumprindo dois objetivos dos Direitos de Aprendizagem da área da  Matemática:”o de reconhecer as cédulas e moedas do nosso Sistema Monetário e o de compreender as trocas possíveis.Além disso,aos poucos irão desenvolvendo um senso monetário,fazendo com que construam as noções(abstratas e subjetivas) de barato e caro”.(PACTO,2014)
Observando  o processo de  desenvolvimento  deste  projeto, vem confirmar o que muitos teóricos afirmam que; a relação entre aluno e sua realidade existencial, ou seja, tudo aquilo que ele vivencia pode ser um aliado  para com a busca de seu aprendizado, porque quando o aluno é instigado a pesquisar soluções para resolver problemas do  seu cotidiano, elas ampliam suas experiências de apropriação do conhecimento matemático previsto pelo currículo escolar. 
               
9-Referencias bibliográficas:
Andrade,T. G,C:A economia de Maria.São Paulo:Editora do Brasil,2010
Brasil,Secretaria de Educação Básica.Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.Pacto nacional pela alfabetização