PROJETO MERCADO ESCOLAR
Escola Municipal de
Ensino Fundamental Augusto Meyer/Anta Gorda RS
Séries: 1º, 2º 3º anos
Professores envolvidos:
3º AnoProfª Taciane
2º Ano Profª Valdra ,
1º Ano profª Marilis.
1- JUSTIFICATIVA:
O ensino da matemática
nos anos iniciais deve ser trabalhada de forma prazerosa e significativa, e,
é nesse enfoque que o projeto “Mercado escolar” nome este escolhido
pelos alunos, tem a finalidade de proporcionar ações voltadas às dificuldades
existentes no processo de ensino e aprendizagem da Matemática , sobretudo no tocante à capacidade de calcular, criando
um ambiente de trabalho que possibilite o conhecimento e a valorização da
Matemática através de analise, compreensão, representação e transformação da
realidade, através de um trabalho simulado no mercado.
Em nosso dia a dia nos deparamos com várias situações em que devemos
fazer cálculos para resolver problemas do nosso cotidiano como por exemplo,
fazer as compras de casa, conferir o
troco , realizar soma dos produtos, reconhecer rótulos para ver se estão dentro
do prazo de validade entre outros. Desde uma simples compra no mercado
precisamos ter noção de como calcular os preços, mesmo que seja cálculo mental.
Tendo esta necessidade e observando que nossas crianças estão inseridas cada vez mais nesse meio, pois muitas vezes acompanham os pais na ida ao mercado e até mesmo fazendo pequenas compras para a mãe, sentimos necessidade em orientá-los nesse projeto com uma proposta de trazer o mercadinho para o ambiente de sala de aula, para que o aluno tenha o contato direto com as embalagens dos possíveis produtos comprados para sua casa. E que ele possa vivenciar experiências de cálculos fazendo comprinhas e pagando com dinheiro .
Tendo esta necessidade e observando que nossas crianças estão inseridas cada vez mais nesse meio, pois muitas vezes acompanham os pais na ida ao mercado e até mesmo fazendo pequenas compras para a mãe, sentimos necessidade em orientá-los nesse projeto com uma proposta de trazer o mercadinho para o ambiente de sala de aula, para que o aluno tenha o contato direto com as embalagens dos possíveis produtos comprados para sua casa. E que ele possa vivenciar experiências de cálculos fazendo comprinhas e pagando com dinheiro .
2-Objetivo
Geral
Pretende-se que os alunos tomem contato com as ideias
matemáticas através da vivência de situações de compra em supermercado criado a
partir de embalagens vazias, oportunizando assim, a construção do conhecimento
e criando hábitos de consumo consciente. além disso, as etiquetas e embalagens
são portadores de textos que cumprem a função de informar. Ser capaz de
compreender esses textos é fundamental para o exercício da cidadania,
contribuindo no processo de aquisição da escrita,
3-Objetivos
específicos:
- Reconhecer o dinheiro
do nosso país;
-Diferenciar tipos de
textos como folhetos, embalagens e listas;
-Reconhecer a
veracidade das informações contidas nos
rótulos dos produtos (ingredientes, data de validade e fabricação, peso,
instruções de uso, composição, informação nutricional, etc);
- Saber da importância
do dinheiro em nossa vida. Onde, quando, e como usamos;
- Realizar compras do
supermercado simulado;
-Escrever textos
apartir dos símbolos das cédulas do dinheiro;
-Pesquisar a vida dos
animais contidas nas cédulas do dinheiro...
4-
Conteúdos:
Leitura e Interpretação; Vocabulário;
Produção de textos; Criação de slogans; Confecção de faixa; Escolha e
eleição do nome do mercado ;Desenhos
e significado dos animais das cédulas do dinheiro; Animais em Extinção.
Pesquisas de preços; Resolução de Problemas, Operações, Sistema Monetário
Brasileiro(cédulas, moedas, reais, centavos, troco, pagamento, lucro,
prejuízo...).
5-
Etapas prevista de atividades
1-Apartir da História: A economia de
Maria da autora: instigar os alunos sobre o Sistema monetário;
2-Os alunos deverão trazer de casa
embalagens vazias dos produtos a serem vendidos no supermercado;
3-Eleição para escolha do nome do
mercado
4-Montagem do supermercado colocando os
produtos nos seus devidos lugares;
5-Levantamento dos preços
realizados pelos alunos;
6-Etiquetar os produtos com os preços;
7-Definição dos
papéis(caixa e compradores)
8-Distribuir cédulas e
moedas variadas para a compra e para os caixas;
9-Dia da brincadeira
com simulação de compra e venda com dinheiro simbólico,realizando as operações
matemáticas das compras com o uso da calculadora;
10- Socialização dos
resultados da brincadeira ,comentários ,e registro envolvendo cálculos do
sistema monetário.
11-Escrita de redação
12- Leitura
,interpretação e jogos em sala de aula;
6-Recursos a serem utilizados
- papel, lápis,
cartolina, cola,tinta de tecido,TNT, etc
-Sulfit
-Calculadoras;
-Impressoras;
-Embalagens retornáveis
e embalagens de plástico;
-Cédulas e Moedas
fantasias;
-Folhetos de ofertas;
7- Avaliação:
Será observado o
interesse e a participação dos alunos nas atividades realizadas no decorrer das
apresentações ,mercado ,compras e vendas; apresentação das pesquisas
,colaboração para o trabalho em grupo ,bem como avaliação escrita para
verificar o reconhecimento das cédulas e moedas e resolução de problemas.
8-Considerações
finais
A escola em
seu papel de mentora dessa formação deve adequar à sua proposta pedagógica,
elementos que explorem esta realidade, como o mercadinho. Com a atividade do Mercadinho,as
crianças tiveram a oportunidade de realizar compras,vendas,e trocas de
moedas,cumprindo dois objetivos dos Direitos de Aprendizagem da área da Matemática:”o de reconhecer as cédulas e
moedas do nosso Sistema Monetário e o de compreender as trocas possíveis.Além
disso,aos poucos irão desenvolvendo um senso monetário,fazendo com que
construam as noções(abstratas e subjetivas) de barato e caro”.(PACTO,2014)
Observando o processo de
desenvolvimento deste projeto, vem confirmar o que muitos teóricos
afirmam que; a relação entre aluno e sua realidade existencial, ou seja, tudo
aquilo que ele vivencia pode ser um aliado
para com a busca de seu aprendizado, porque quando o aluno é instigado a
pesquisar soluções para resolver problemas do
seu cotidiano, elas ampliam suas experiências de apropriação do
conhecimento matemático previsto pelo currículo escolar.
9-Referencias
bibliográficas:
Andrade,T. G,C:A
economia de Maria.São Paulo:Editora
do Brasil,2010
Brasil,Secretaria de Educação Básica.Diretoria
de Apoio à Gestão Educacional.Pacto
nacional pela alfabetização