O CAMINHO!!

Um dia, um homem precisou atravessar a floresta virgem para voltar a sua casa. Sendo animal racional, abriu uma trilha tortuosa, cheia de curvas, subindo e descendo colinas... No dia seguinte, um menino que passava por ali, usou essa mesma trilha torta para atravessar a floresta. Depois foi a vez de um idoso, líder de uma empresa, que fez seus companheiros seguirem pela trilha torta. Mais tarde, as pessoas começaram a usar esse caminho : entravam e saíam, viravam à direita, à esquerda, abaixando-se, desviando-se de obstáculos, reclamando e praquejando, até com um pouco de razão... Mas não faziam nada para mudar a trilha. Depois de tanto uso, a trilha acabou virando uma estradinha onde os pobres homens se cansavam sob cargas pesadas, sendo obrigados a percorrer em três horas uma distância que poderia ser vencida em, no máximo, uma hora, caso a trilha não tivesse sido aberta . Muitos anos se passaram e a estradinha tornou-se a rua principal de um vilarejo, e posteriormente a avenida principal de uma cidade. Logo, a avenida transformou-se no centro de uma grande metrópole, e por ela passaram a transitar diariamente milhares de pessoas, seguindo a mesma trilha torta feita pelo home... centenas de anos antes... Os homens tem a tendência de seguir como cegos por trilhas feitas por pessoas inexperientes, e se esforçam de sol a sol a repetir o que os outros já fizeram. Contudo, a velha e sábia floresta ria daquelas pessoas que percorriam aquela trilha, como se fosse um caminho único... Sem se atrever a mudá-lo. Muitas vezes nos chamam de ousados, chatos, metidos, etc. pois temos ousado por caminhos novos, pois quando nos falam que devemos seguir aquele caminho pois todos estão indo por ali e não sentimos paz no coração, buscamos a resposta do alto, os conselhos de Deus e através Dele, por Ele e com Ele à nossa frente seguimos novos desafios,acredito que a educação passa por uma mudança,e esta mudança esta em cada um de nós. Paulo Coelho

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O Voto,um direito de todos”.

A professora levará o modelo de um titulo eleitoral(fiquetício) xerocado e entregará aos alunos para que os mesmos colem no caderno e respondam as seguintes questões:
1)Qual o nome do eleitor?
2)Qual a sua data de nascimento?
3)Qual o numero de inscrição do eleitor?
4)Quantas classes e quantas ordens ele tem?
5)Qual o município do eleitor?
6)Qual a Zona e a seção que o eleitor deverá votar?
7)Qual a data da emissão do documento?



O Voto,um direito de todos”.
O voto é um dos direitos e deveres do cidadão brasileiro. Votar quer dizer “escolher”.É por meio do voto que o povo escolhe as pessoas de sua confiança para representá-lo no governo.Eleição é o ato de escolher,de votar.
Vence a eleição o candidato que obtiver mais votos. Todos os cidadãos que votam são chamados eleitores. Para ser eleitor é preciso possuir registro de nascimento e ter mais de dezesseis anos de idade,sendo até os dezoito anos de idade o voto facultativo e  a partir  de dezoito é obrigatório votar,até os 70 anos de idade.
            Todo eleitor possui um documento importante que é assinado toda vez que há eleição: o Título de Eleitor. O voto deve ser consciente. É muito importante que os cidadãos escolham pessoas honestas e competentes, que saibam respeitar as nossas leis e trabalhar para um Brasil cada vez maior e melhor.
Uma nação precisa muito de seu povo e de seus governantes, de uma boa escolha, depende um bom governo.

Às vésperas das eleições, um esclarecimento geral sobre as verdades e mentiras das eleições:

Quem é obrigado a votar?

Os alfabetizados maiores de 18 anos e menores de 70 anos são, por lei, obrigados a votar.

Quem tem preferência ao exercer o voto?

Os eleitores com mais de 65 anos, os enfermos, deficientes físicos e mulheres grávidas ou lactantes; também os candidatos, os juízes, promotores públicos e funcionários quando a serviço da Justiça Eleitoral, policiais militares em serviços, fiscais e delegados de partido.

O que acontece se eu não votar?
Deve justificar sua ausência. Se não o fizer ou a justificativa não for aceita pelo Juiz Eleitoral, deverá pagar multa arbitrada por esse Juiz. O eleitor que deixar de votar em três turnos consecutivos terá seu título cancelado.

Como justifico minha ausência?

Estando, no dia das eleições, em uma cidade diferente da de seu domicílio eleitoral, deverá dirigir-se a qualquer Cartório Eleitoral ou TRE para obter gratuitamente o formulário de requerimento de justificativa eleitoral, preenchê-lo obrigatoriamente com número do título e entregá-lo, no dia da eleição, em qualquer local de votação. O formulário também estará disponível pela internet (www.tre-sp.jus.br).

Qual o prazo para justificar por que não votei?
É de 60 dias, a contar da data da eleição de cada turno, quando estiver no país e, se estiver no exterior, 30 dias a contar da data de retorno ao Brasil, apresentando o bilhete de passagem de retorno e o passaporte. Após os 30 ou 60 dias, deverá comparecer ao Cartório Eleitoral, mudido de documentos que comprovem o motivo da ausência.
http://www.independente.com.br/player.php?cod=8140

Nenhum comentário:

Postar um comentário